Sabedoria que vem do Altíssimo

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de Sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. - Provérbios 2.6
O rei Salomão amava o Senhor, pois andava de acordo com os decretos do seu pai Davi; todavia oferecia sacrifícios e queimava incenso nos lugares sagrados. Por isso, ele se dirigiu até Gibeom para oferecer sacrifícios, pois ali ficava o principal lugar sagrado e ofereceu, naquele altar, mil holocaustos.

À noite em Gibeom, enquanto dormia, o Senhor apareceu a Salomão num sonho e lhe disse: "Peça-me o que quiser, e Eu lhe darei".

Salomão respondeu: "Tu foste muito bondoso para com o Teu servo, o meu pai Davi, pois ele foi fiel a Ti, e foi justo e reto de coração. Tu sustentaste grande bondade para com ele e lhe deste um filho que hoje se assenta no seu trono. Agora, Senhor meu Deus, fizeste o Teu servo reinar em lugar de meu pai Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer. Teu servo está aqui entre o povo que escolheste, um povo tão grande que nem se pode contar. Dá, pois, ao Teu servo um coração cheio de discernimento para governar o Teu povo e capaz de distinguir entre o bem e o mal. Pois, quem pode governar este Teu grande povo?"


O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor.
Por isso Deus lhe disse: "Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida. E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida".

Então Salomão acordou e percebeu que tinha sido um sonho. Depois voltou a Jerusalém, pôs-se perante a arca da aliança do Senhor, sacrificou holocaustos e apresentou ofertas de comunhão. Então deu um banquete para toda a sua corte. - 1 Reis 3.3-15

Dentre tantas possibilidades de pedido, Salomão somente pediu sabedoria (discernimento, um coração compreensivo) ao Senhor. Mas por quê?

Salomão viu a responsabilidade que acabara de receber ao assumir a posição de rei ocupado por seu pai Davi, o homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13.14); e que não era plenamente capacitado para o exercício do reinado sobre Israel. Ou seja, através de seu pedido, Salomão apontou os desafios que teria, reconheceu seus limites e sua pequenez diante do que o SENHOR fez a Davi (tornando este em um grande e respeitado rei), e se submeteu,ainda que por meio do sonho, à vontade do Pai celestial de conceder ou não ao que Lhe fora solicitado.

O SENHOR olhou para o coração sincero e a motivação correta vinda do rei novato e se agradou, de maneira que lhe deu mais do que havia pedido (riquezas, reconhecimento e vida longa, se andasse nos Seus caminhos e obedecesse Seus mandamentos), conforme 1 Reis 3.13-14.

Diante dessa passagem, fiquei com as seguintes perguntas: o que é sabedoria? Qual sabedoria devo buscar? Como ser sábio e prudente diante dos problemas?


1. DEFINIÇÃO DE SABEDORIA

A palavra "sabedoria" vem do latim "sapere", que foi originado do grego "sophia" e significa “saber". A sabedoria ou "sophia" engloba o conhecimento e a habilidade em aplicá-lo às circunstâncias e situações da vida. Pode ser facilmente confundida com conhecimento, inteligência ou entendimento; mas o Rev. Hernandes Dias Lopes resume o significado de sabedoria afirmando que é o "uso correto do conhecimento".

Dessa maneira, a sabedoria está intimamente ligada com a prudência e é mais relacionada com a conduta, o modo de agir, do que a quantidade acumulada de conhecimento. Assim, podemos concluir que sabedoria é a habilidade de aplicação do conhecimento de maneira prudente.


2. TIPOS DE SABEDORIA

Em Tiago 3.13 a 18, há dois tipos de sabedoria: a falsa sabedoria e a verdadeira sabedoria. Qual a diferença? Qual dela tem governado sua vida?

2.1 Falsa "sabedoria"

"Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem dos céus, mas é terrena; não é espiritual, mas é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males." - Tiago 3.14-17
A falsa "sabedoria", que leva as pessoas a tomar atitudes equivocadas, pecaminosas e egoístas, vem do maligno e induz à destruição. "É terrena; não é espiritual, mas é demoníaca" e ocupa o coração cheio de inveja amargurada, ambição egoísta e sentimento faccioso (desunião).

2.2 Verdadeira sabedoria

"Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores." - Tiago 3.17-18
A verdadeira sabedoria é a que vem do Altíssimo, é dom de Deus e provém da humildade e da bondade moral. Ela produz bons frutos como pureza, atitude pacífica ou pacificadora, tolerância, sensibilidade, submissão, imparcialidade e sinceridade. Enquanto a falsa "sabedoria" produz problemas, a verdadeira sabedoria produz bênçãos.

Sabedoria verdadeira é a habilidade de aplicação do conhecimento de maneira prudente, concedida pelo Senhor, com o intuito de que a ação ou omissão esteja de acordo com a Sua Palavra e Sua vontade para o louvor de Sua glória.


3. COMO OBTER A VERDADEIRA SABEDORIA?

"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz." - Tiago 1.5-8
De acordo com o apóstolo Tiago, se precisarmos de sabedoria, devemos simplesmente PEDIR A DEUS COM FÉ! A verdadeira e legítima Sabedoria é um dom de Deus e está à disposição de todos, pois Ele a concede livremente e de boa vontade. Basta pedir com fé, em nada duvidando.

Qualquer pessoa pode receber essa sabedoria do Senhor, porém ela é limitada pela maneira como pedimos e por nossa motivação. Aquele que está dividido, duvidando, inconstante na fé, sem firmeza no que acredita, certamente não terá a oração por sabedoria atendida.

Você acredita na capacidade que Deus tem de lhe ajudar? Deus dá sabedoria sem reservas àqueles que pedem com coração sem receios.
E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. - João 14.13-14

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de Sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. - Provérbios 2.6


4. QUAIS SÃO AS ATITUDES DO SÁBIO?

"Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria." - Tiago 3.13
Portanto, se você é sábio, então mostre! Nada adianta dizer que tem a verdadeira sabedoria se suas atitudes mostram o contrário. A verdadeira sabedoria condiz com o seu procedimento, agir e falar. Ah... mas eu não sei se sou sábio. Então, veja a seguir o porquê de buscar a Sabedoria que vem do Altíssimo e como ser sábio:

Quais são os benefícios da Sabedoria concedida pelo Senhor?

  • Produz sensatez e é escudo para quem anda na integridade (Pv 2.7-8);
  • Produz entendimento do que é justo, direito e certo (Pv 2.9);
  • É agradável à alma (Pv 2.10);
  • Prolongará a sua vida por muitos anos e lhe dará prosperidade e paz, se guardar os mandamentos em seu coração (Pv 3.1);
  • Concede o favor de Deus e dos homens e a boa reputação (Pv 3.4);
  • Dá saúde ao corpo e vigor aos ossos (Pv 3.8);
  • É mais proveitosa que a prata e rende mais que o ouro (Pv 3.13-14);
  • Concede vida e bênçãos àqueles que se apegam a ela (Pv 3.18);
  • Concede um sono tranquilo (Pv 3.24);
  • Tem Deus como seu grande amigo (Pv 3.32);
  • Concede honra (Pv 3.35);
  • Repousa no coração dos que têm discernimento (Pv 14.33);
  • Torna atraente o conhecimento (Pv 15.2);
  • Dá alegria aos pais (Pv 15.20);
  • Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e o que é fraqueza para envergonhar o forte, a fim de que ninguém se vanglorie diante dEle (1 Co 1.18-29);
  • Jesus Cristo é a sabedoria de Deus, pois Ele é justiça, santidade e redenção ( 1 Co 1.30-31);
  • Não há malefícios na Sabedoria concedida pelo Senhor.

Como ser sábio diante dos problemas, perante o Senhor e as demais pessoas?

  • Primeiramente, tema ao Senhor, pois é o princípio da sabedoria (Pv 9.10);
  • Desvie do maus caminhos, do homem perverso, da mulher adúltera, pois todos estes levam à morte (Pv 2.11-19);
  • Siga e guarde as veredas dos justos (Pv 2.20-21);
  • Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal (Pv 3.8);
  • Honre ao Senhor com todos os seus recursos (Pv 3.9-10);
  • Seja sensato (Pv 3.21-22);
  • Não tenha medo do problema repentino, o Senhor é a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha (Pv 3.25-26);
  • Não deixe de fazer o bem (Pv 3.27);
  • Ajude aqueles que necessitam (Pv 3.28);
  • Ame a sabedoria e não a abandone, pois sua vida depende dela (Pv 4.4 e 13);
  • Guarde o seu coração, sua vida depende disso também (Pv 4.23);
  • Afaste de sua boca as palavras perversas e fique longe de seus lábios a maldade (Pv 4.24);
  • Olhe sempre para frente; fixe seus olhos no que está adiante de você (Pv 4.25);
  • Ouça e considere o conselho de outras pessoas (Pv 12.15 e 13.10);
  • Odeie a falsidade, hipocrisia e a intolerância (Pv 13.5);
  • Acolha a instrução de seu pai (Pv 13.1);
  • Seja cauteloso com suas ações (Pv 14.16);
  • Ouça as repreensões construtivas (Pv 15.31);
  • Seja prudente e tenha equilíbrio (Pv 16.21);
  • Esteja disposto a aprender e buscar conhecimento (Pv 18.15);
  • Tenha maturidade espiritual (1 Co 2.6);
  • Esteja em comunhão com o Senhor (leitura bíblica, oração e jejum), pois Ele, através do Espírito Santo, concederá o discernimento espiritual necessário (1 Co 2.7-16);
  • Glorie-se no Senhor, não em sua própria sabedoria (Jr 9.23-24);
  • Entenda os caminhos de Deus e siga a Sua orientação (Os 14.9);
  • Construa sua casa, seu lar, seus relacionamentos, seus pensamentos sobre a Rocha, que é Jesus Cristo (Mt 7.24-27);

Que possamos cada dia mais buscarmos a Sabedoria que vem do Senhor. Tenha Jesus Cristo como exemplo Supremo. Siga os passos dEle! Peça com fé sabedoria a Deus, em nada duvidando, pois Ele lhe concederá gratuitamente!




Gostou do texto? Então, compartilhe com seus amigos, pois a Palavra de Deus nunca volta vazia. Deus os abençoe. Abraço. Jônatas de Lara Sarubo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bem-vindo ao século 21

Três lições acerca da Tentação de Jesus

Bebida Alcoólica - Paulo Junior